[SUPER GUIA] Dicas para novatos em SPLATOON 2

Colocou o cartuchinho De Splatoon 2, ou terminou o download, iniciou o game no Nintendo Switch pela primeira vez, passou pelo tutorial, curtiu os visuais, partiu pro Lobby, selecionou a principal opção, Regular Battle e parte pra pancadaria. Pinta um pouquinho, morre de montão, ganha uma, perde outra, mas a sensação de estar um pouco perdido ali no meio é inevitável. A prática faz as coisas avançarem, obviamente, mas pra ajudar você a se localizar nesse início, vamos dar umas dicas pra tornar as coisas mais claras. Vamos a elas.

CONTROLE DE MOVIMENTO É A MELHOR OPÇÃO

A primeira e principal dica para quem quer se dar bem em Splatoon é se jogar de cabeça nos controles de movimento. Utilizar a alavanca direita para controlar totalmente a câmera pode mais atraente num primeiro momento, principalmente para aqueles acostumados a jogar outros games em outras plataformas, porém a Nintendo projetou seu “shooter” para os comandos em movimento. Assim que se adaptar, é indicado ajustar a precisão da alavanca e movimento, pra que combinar as coisas se adapte ao seu estilo de jogo. A precisão fornecida é uma das melhores que existem, inclusive, jogar outros games de tiro após dominar os comandos de Splatoon 2 fará você desejar que todos tivessem essa forma de controlar.

NÃO PINTAR PAREDE

A primeira coisa que muitos jogadores iniciantes de Splatoon faz é pintar as paredes do cenário. Por mais tentador e bonito que seja, não conta pontos. Jogue tinta nas paredes quando precisar alcançar lugares mais altos. A arquitetura do jogo é sensacional e trabalha bem essa necessidade, mas use apenas o necessário para se locomover.

NÃO PINTAR A BASE PRIMEIRO

Quando a partida se inicia, pintar a base ou o território próximo do seu ponto inicial é a coisa mais óbvia a se fazer, porém, é melhor deixar para depois. Siga direto para o centro do cenário, pois é ali que a grande batalha irá se concentrar. Após morrer, aí sim você colore os locais próximos ao seu Spawn Point que não foram pintados ainda, o que servirá inclusive, para encher a barra da arma especial.

MATAR INIMIGOS NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO

Sim, Splatoon não tem como prioridade a eliminação de inimigos, mas pode ser o ponto chave dentro de uma partida. Fique atento a todos os cantos, não hesite em localizar e eliminar seus rivais nos momentos de conquista de território. Enquanto ‘Splatados’, não terão tempo para pintar, deixando você e seus companheiros de equipe livres para colorir o cenário. Seja estratégico, tente antecipar seus ataques e caminhos. Geralmente, os locais que sua equipe segue são os mesmos que os adversários vão fazer, portanto, tente surpreendê-los. É importante não ‘dar uma de Rambo’, se percebeu que está em desvantagem em algum tiroteio, desvie, se esconda, corra e se recupere antes de atacar novamente.

RETIRAR O TERRITÓRIO INIMIGO

Fique atento ao mapa. Pressione X com certa frequência para localizar os pontos que seus adversários estão colorindo mais e tente tirar a cor deles o máximo possível. Por ali também dá para observar onde os inimigos estão. Só prestar atenção onde que a cor rival está sendo atirada no momento.

USE E ABUSE DA COMBINAÇÃO DAS ARMAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

As armas primárias e secundárias estão ali para serem combinadas. Ao usar o Tri-Slosher por exemplo, a dica é jogar uma Splat Bomb no inimigo antes de se aproximar, se acertá-la, aproxime-se e com apenas um tiro da arma primária, ele será ‘Splatado’, São inúmeras estratégias que combinam as diferentes armas do game. Vale a pena gastar um tempo praticando e entendendo melhor seu arsenal.

ATENÇÃO AO SE TRANSPORTAR PERTO DE AMIGOS

Pode parecer vantajoso um Superjump próximo de amigos e em áreas que ainda não pintou, porém, observe antes, ali podem haver vários inimigos de olho no círculo onde você irá aterrissar, e antes mesmo que vc possa fazer algo, já será Splatado. Uma boa estratégia é o uso do movimento de esquiva que acompanha as Splat Dualies. Encostou no chão, já desvie dos tiros que estão vindo em sua direção. Dominar essa manobra não é tão simples, portanto, tome cuidado.

UTILIZE BEM AS HABILIDADES

As roupas de Splatoon são estilosas. É legal deixar seu personagem com a sua cara, porém, é preciso analisar cada habilidade que acompanha a vestimenta. Armas que gastam muita tinha, como as Sloshers e Rollers, combinam bem com a Skill que economiza munição. Não existe uma regra, só é preciso um pouco de coerência para não desperdiçar potencial. Ao ganhar Snails nos Splatfest, é possível ajustar as habilidades naquela roupa que deixou você ‘Fresco’, combinando o estilo com usabilidade. Perca um tempinho testando e analisando as possibilidades.

Não existe uma fórmula secreta para dominar Splatoon 2. A cada partida você terá mais habilidades, assim como qualquer jogo. Aprenda com os erros, conheça bem suas fraquezas e qualidades, invista tempo treinando e reconhecendo os cenários. Não tenha medo de tentar e nem se sinta mal perdendo partidas no começo, é mais do que normal. E não se esqueça do mais importante, curta e se divirta bastante, é o objetivo principal do game.

Splatoon 2 está disponível para Nintendo Switch desde o dia 21 de julho e além de desafiador, é divertido, criativo e cheio de personalidade, vale muito a pena conferir.

1 thought on “[SUPER GUIA] Dicas para novatos em SPLATOON 2

Comments are closed.