[PREVIEW] ANIMAL CROSSING POCKET CAMP é anunciado para dispositivos mobile

E então a Nintendo anunciou, no Nintendo Direct dessa madrugada, Animal Crossing Pocket Camp, o jogo mobile da série, que já estava em desenvolvimento há algum tempo e sabíamos que seria a próxima aventura da empresa no mundo dos smartphones e tablets.

O anúncio deve ter superado todas as expectativas de quem estava assistindo a apresentação, se mostrando bem maior e mais diversificado do que jamais poderíamos imaginar para um jogo mobile de Animal Crossing. E é sobre isso que vamos falar hoje, tudo o que o jogo traz de novo em relação ao que já foi visto na série até hoje.

A primeira mudança está no conceito do próprio jogo. A ação central se passa em um acampamento, daí o nome Pocket Camp. Pequeno a primeira vista, mas o ambiente do jogo é bem maior e mais diversificado do que se imagina. O conceito da cidade está bem diferente do que existe até então, desde o primeiro jogo no GameCube até New Leaf. Agora a ela é dividida em áreas distintas, que podem ser acessadas através de sua van (que também é sua casa). Isso é um conceito interessante que pode ser aplicado no jogo do Nintendo Switch, com as proporções maiores que o console pode oferecer.

Para equipar seu acampamento e sua van, não basta apenas comprar móveis, mas agora você também pode fazer os móveis, utilizando diferentes tipos de material. Os materiais podem ser adquiridos realizando tarefas nas diferentes áreas da cidade, ou através dos Leaf Tickets (a nova moeda do jogo, mas os bells continuam lá) que são conseguidos com missões in-game ou podem ser comprados com dinheiro real, e é aí que entram as microtransações do jogo.

E como somos modernos, podemos pedir nossos móveis pelo celular, sem precisar ir até a loja.

E para que seus animais favoritos sempre estejam em seu acampamento, agora existe o Friendship Level, que aumenta à medida que você conversa com os personagens e realiza seus pedidos e tarefas. Quanto maior o level, mais amigos vocês são, e ele sempre visitará sua cidade. É importante que você decore o acampamento com seus móveis favoritos para que esse processo possa ser realizado a contento.

Os materiais que você precisa são adquiridos com personagens que te pedem missões tradicionais nos jogos da série, como caçar borboletas, pescar, etc.

Agora, além de pescar apenas com a vara, você poderá jogar uma rede no mar e capturar diversos peixes de uma só vez. Uma forma mais eficiente de conseguir o que quer, e divertida. Mas a pescaria tradicional também está lá, pois é relaxante e uma boa forma de passar algumas horas dentro do jogo e fazer um bom dinheiro.

E como não podia deixar de ser, o jogo se passa em tempo real, com dias, noites, tardes. Tudo acontece na hora que você está jogando e o tempo e os dias continuam correndo no jogo independente se você está lá ou não.

Além das lojas que já conhecemos (em formato de “vendas de garagem”), iremos conhecer três personagens novos, que serão responsáveis por customizar a aparência externa da sua van. Giovanni, Beppe e Carlos, donos da Ok Motors. Eles serão os novos responsáveis pelos seus empréstimos do jogo, que são pagos aos poucos, uma vez que não será barato customizar sua casa/van.

Você poderá adicionar amigos ao jogo, visitar os acampamentos deles, usar seus bells para comprar itens que eles tenham e você não, elogiar (sempre faz bem), e quando adicionados você poderá visitar seu acampamento sempre que quiser.

A customização está presente no jogo, bem diversificada, dando característica ao seu villager.

E você poderá construir ambientes para os animais se reunirem, que os deixará mais felizes e mais apegados a você. A construção demora algumas (muitas) horas no tempo real do jogo, e pode ser acelerada com Leaf Tickets. Isso pode ser aplicado para a construção dos móveis também.

O jogo também contará com eventos sazonais, que liberarão itens especiais em um período determinado de tempo, e serão adicionados por updates no app.

E isso são apenas as novidades pré-lançamento, que já deixam o jogo com uma identidade própria, absorvendo tudo o que a série trouxe de bom até hoje e criando novidades para estabelecer seu formato próprio dentro da franquia.

Animal Crossing Pocket Camp será lançado no final de novembro (ainda sem dia definido) para iOS e Android. Iremos acompanhar todas as novidades e traremos tudo aqui para vocês, e também em nossa página do facebook e no twitter.

Nos vemos no acampamento.

Jornalista.
Hylian.
Mas talvez seja um Kokiri.
…ou um Korok.