[NINTENDO MINI] SUPER MARIO RUN é um legítimo jogo do Mario

Quando a Nintendo anunciou sua entrada no Mercado Mobile, sabíamos que Fire Emblem e Animal Crossing poderiam ser os primeiros jogos da empresa neste seguimento. Mas eles decidiram iniciar por um caminho mais certeiro, e anunciaram que Super Mario Run seria o jogo de estreia, colocando assim seu maior mascote para essa primeira incursão. Mas será que o próprio Mario, o maior ícone do mundo dos games, se sairia bem nessa empreitada?

MAIS MARIO DO QUE RUN

Super Mario Run dividiu opiniões ao utilizar um sistema clássico de jogos mobile em seu gameplay, o ‘Run’. O personagem corre automaticamente pelo cenário e você realiza ações rápidas de pulos para derrotar inimigos e se locomover da melhor forma possível, ultrapassando os obstáculos, para chegar ao final da fase. Poderia ser apenas um jogo on rail genérico, não fosse pelo cuidado que a Nintendo emprega em seu material, e 30 anos de características de jogos Mario que poderiam ser aplicados sobre o jogo… e foram.

O jogo possui dois modos principais: Mundos e Corrida.
Em Mundos, você irá explorar seis mundos, com quatro fases cada (sempre com um chefe na última fase). Cada fase possui um set de cinco moedas coloridas, que ao serem coletadas, liberam um novo set, e você deve pegar os três sets em cada uma das fases (moedas rosas, moedas roxas e moedas pretas). Sim, vai ficando mais difícil a cada cor. E você deve pegar todas as cinco moedas em uma mesma jogada. Não existe a possibilidade de pegar três, por exemplo, e depois voltar para as duas restantes. Cada vez que você inicia a fase, volta com elas zeradas, até pegar as cinco em uma única viagem, e então elas serão contabilizadas.
Em Corridas, você irá competir contra ghosts dos seus amigos e usuários aleatórios. Você deve coletar mais moedas do que o adversário e ganhar todos os Toads que estão torcendo para ele. Caso perca, perde também os Toads que estão torcendo por você. Esse modo serve para que você acumule Toads de todas as cores e realize upgrades em seu reino, colocando decorações e itens especiais.

Totalmente em português, é interessante ver o universo de Mario traduzido para o nosso idioma, atingindo, desta forma, a maior quantidade de pessoas possível. Menus, fases, e até as letrinhas com a fonte clássica de Super Mario, tudo foi traduzido e adaptado, criando uma familiaridade maior com um personagem que já conhecemos há mais de 30 anos.

Mas o diferencial de Super Mario Run, o que o distancia de outros jogos mobile do estilo, está realmente na construção do universo Super Mario dentro do jogo. A campanha principal é relativamente curta. São 24 fases divididas em seis mundos. Mas como foi dito anteriormente, coletar todas as moedas coloridas irá gastar bastante do seu tempo. Além disso, fases especiais podem ser desbloqueadas com o acúmulo de Toads e realizando outras tarefas.

Dentro de cada uma das 24 fases, você irá reconhecer elementos clássicos da série que permeia nossa vida gamer desde que nos conhecemos por gente, tudo com a bela skin criada para os jogos da sub-série New. E as diversas formas que Mario pula e se movimenta pelo cenário [que vão precisar de sua habilidade para serem executadas] mostram o cuidado e carinho que todos os jogos da série sempre receberam. Durante o jogo, é praticamente impossível se desvincular da ideia de que aquele é um legítimo jogo do Mario. Porque ele é. Não é um Run com skin de Mario, é um jogo do Mario que, por acaso, faz com que nosso herói corra automaticamente pelo cenário.

O download do jogo é gratuito, e permite que o jogador experimente três fases do primeiro mundo, decidindo posteriormente se quer comprar o game completo. Funciona como uma demo, para quem for comprar saber o tipo de material que está levando.

O preço pode ter afastado muita gente. O jogo completo é vendido por $9,99 (dólares). Mas é um sistema que nós confiamos melhor do que o sistema de microtransações, porque assim você paga pelo jogo completo, e cabe a você desbloquear todos os recursos, apenas com o esforço de seu gameplay, sem gastar nada a mais com isso. Quer dizer, não vai gastar seu dinheiro real, mas é uma boa desculpa para gastar as moedas do My Nintendo que estão acumulando, porque o jogo possui conexão com o sistema de recompensas, e disponibiliza alguns itens especiais que podem ser adquiridos por lá. Além de inaugurar um novo tipo de Moeda. Agora, além das Platinum Coins e Miitomo Coins, você também pode ganhar Super Mario Run Coins, e trocar por itens e recursos dentro do jogo.

MARIO NÃO CORRE SOZINHO

Outros cinco personagens irão acompanhar as corridas de nosso herói. E cada um deles possui uma característica específica que pode te ajudar a coletar as moedas especiais e completar 100% do jogo. Toad, Peach, Yoshi, Luigi e Toadette podem ser liberados, diversificando ainda mais o gameplay.

Toad é o mais fácil de ser acessado, basta vincular o jogo a uma conta My Nintendo e resgatá-lo pelo custo de zero moedas. Peach é liberada após terminar as 24 fases, e Yoshi, Luigi e Toadette aparecem coletando uma quantidade específica de Toads coloridos no modo Corrida.

E aqui é a hora de reafirmar nosso apoio ao formato de cobrança adotado pela Nintendo. Você pagou os 10 dólares pelo seu jogo, e poderá liberar os personagens e todos os outros itens colecionáveis com seu próprio esforço. Acreditamos que funciona melhor do que pagar pequenos valores pelos personagens extras, depois por moedas, depois por tickets de corrida, por uma fase especial aqui, uma fase especial ali, e quando você vai ver já gastou muito mais de 10 dólares.

O jogo podia ser maior? Podia. Podia custar $4,99? Podia. Podia ser maior e custar $4,99? Podia. Mas sabemos que a Nintendo valoriza suas franquias e no final das contas sabemos que o valor do jogo é justo, se comparado com os absurdos que são gastos com microtransações em jogos free-to-play. E não é justo apenas porque é Mario, porque é uma franquia Nintendo, porque tem valor de marca. Mas porque é um ótimo jogo. Porque tem valor de jogo. Nunca tivemos problemas por pagar pelos jogos da Nintendo [esqueçam os valores em reais sobrecarregados de impostos, estamos falando dos valores reais dos jogos, de quanto realmente vale um jogo], sabendo da qualidade do material que é oferecido pelo valor cobrado.

MUITO ALÉM DO MUSHROOM KINGDOM

Em uma primeira olhada, parece um jogo curto e simples. Mas é muito maior e mais complexo do que aparenta ser. Atualizações constantes adicionam recursos novos, como as Corridas Amistosas, os eventos diários, os eventos especiais, itens novos, itens comemorativos, e muito mais.

Super Mario Run é um jogo do Mario, é um jogo completo, que cumpre de forma satisfatória sua proposta e garantes muitas e muitas horas de gameplay a quem ousar se aventurar. É o primeiro passo de uma jornada nova para a Nintendo, mas um primeiro passo certeiro. Uma investida de qualidade e que promete abrir caminho para muito mais histórias a serem contadas nesse sentido. Super Mario Run é só o começo.

Jornalista.
Hylian.
Mas talvez seja um Kokiri.
…ou um Korok.