[NINTENDO DIRECT] SUPER SMASH BROS ULTIMATE Direct – 08/08/2018

Após uma extensa revelação de Super Smash Bros. Ultimate na E3 2018, a Nintendo anunciou um Nintendo Direct totalmente focado no jogo. E a demonstração do jogo na E3 foi extensa de verdade. O que será que ela ainda tinha pra mostrar?

Pois tinha muita coisa.

O jogo começou com uma cena incrível em que Luigi literalmente morre de medo, e então foram apresentados dois personagens novos. Simon Belmont, de Castlevania, e Richter Belmont, da mesma série, este segundo sendo um echo fighter do primeiro.

E claro, os personagens vêm com uma arena incrível, baseada no Castelo do Drácula, e Alucard aparece como um Assist Trophy. Dracula irá aparecer para dar um pouco de trabalho aos jogadores, mas não sabemos com que frequência e em quais condições encontraremos com ele.

A arma principal de Simon é o chicote, e seus ataques especiais são de itens clássicos da série: água benta, cruz, machado.

Além disso, 34 músicas de Castlevania serão inseridas no jogo, para aumentar ainda mais o clima de nostalgia.

Sakurai apresentou todas as novidades, afinal de contas ninguém melhor do que o pai do jogo para poder falar sobre sua cria.

Dois novos echo fighters foram apresentados. Chrom, para o já extenso elenco de Fire Emblem que já está presente no jogo, e Dark Samus, que está com um visual incrível.

Os echo fighters podem aparecer separados dos lutadores em que são inspirados, ou agrupados com estes mesmos personagens. Quando estiverem agrupados, você pode trocar entre eles com apenas um botão, aumentando a variedade da sua luta porque eles normalmente possuem pequenas diferenças dos personagens principais.

Sakurai também disse que eles vão revelar o design de todos os personagens antes do lançamento, e ainda existem alguns a serem anunciados.

Nas arenas, algumas clássicas irão retornar, e foram mostradas algumas que ainda não tinham sido vistas em nenhuma das apresentações da TreeHouse durante a E3. Também foram reveladas arenas inéditas, e foi mostrada a New Donk City Hall, diretamente de Super Mario Odyssey. Durante a E3 já havíamos visto a Great Plateau Tower, de Breath of the Wild, então ainda devemos ter algumas surpresas de mais jogos do Switch fazendo aparições especiais. No total, serão 103 arenas para os jogadores poderem escolher. É o maior número já atingido até hoje pela série.

Os stage hazards podem ser desligados para uma experiência menos caótica. Mas quem quer uma experiência menos caótica? Smash Bros. sem o caos não é a mesma coisa.

E agora você pode escolher dois stages antes da partida e eles ficarão se transformando um no outro durante a luta, deixando a partida mais variada (e ainda mais caótica). Agora, além de prestar atenção em tudo o que está acontecendo na tela, você também tem que tomar cuidado com as transformações do cenário, para não ser arremessado longe quando ele se transforma.

Agora, ao invés de cada stage ter sua própria lista de músicas, ele terá todas as músicas da série em que representa, aumentando ainda mais a variedade de melodias para cada luta. E como o nome do jogo é Ultimate, e eles levaram isso muito a série, esse jogo também terá a maior quantidade de músicas de toda a série, com mais de 800 faixas disponíveis.

Todas as músicas foram separadas por série, pela franquia que representam, e existe a aba ‘outros’, com músicas soltas de alguns jogos, como Balloon Fight e Clu Clu Land. Você pode criar playslists para ouvir as músicas e usar seu Nintendo Switch como um MP3 Player. Mesmo com a tela desligada.

Nos modos de batalha, foram adicionados o Squad Strike, em que os jogadores lutam em times de 5vs5 ou 3vs3. E Tourney, em que basta selecionar quantos jogadores e personagens irão participar, e o jogo monta automaticamente um torneio para que as batalhas aconteçam, até que um campeão seja coroado. E um dos modos mais interessantes, Smashdown, em que os personagens que participarem da batalha ficam indisponíveis para a próxima, e assim sucessivamente, fazendo com que você tenha que utilizar todos os personagens do jogo.

O cenário de traimento mudou, e agora exibe uma grade detalhada que irá medir a distância entre os personagens, alcance dos golpes, das armas, dos especiais, além de medir também a distância em que o adversário é arremessado com cada golpe, fazendo com que você possa estudá-los com muita precisão antes de utilizá-los nas lutas.

O Classic Mode irá funcionar como um modo single player, em que você batalha com diversos personagens. cada lutador terá uma quantidade específica de arenas e oponentes, então vai ser importante passar por ele com todos os personagens para treinar bastante.

Novos itens foram dicionados ao jogo. A Banana Gun é um item que parece uma banana, mas atira uma bala poderosa que manda o oponente pra longe. A Killing Edge é uma espada que intensifica seu poder quando brilha, então fique atento. O Bomber é uma bomba que anda pelo cenário, e quando você a levanta ela explode, causando dano em todos os lutadores da arena, menos em você. E a Death’s Scyther, sim, a foice da morte, a mesma morte que matou Luigi no começo da apresentação, dá KO imediato em lutadores que já tomaram muito dano. Staff é um cajado cujo poder aumenta dependendo da distância que você está do oponente; quanto mais longe, mais poderoso ele fica. Ramblin’ Evil Mushroom deixa o opononte confuso, invertendo seus comandos, te dando uma grande vantagem durante a luta. A Rage Braster é uma arma que, quanto maior sua porcentagem de dano, mais poderosa ela fica, porém você fica totalmente vulnerável.

Novos Pokémon irão aparecer nas Pokébolas. Alolan Exeggutor, Abra, Solgaleo, Lunala, Mimikyu, Pyukumuku, Vulpix, Alolan Vulpix, Marshadow e Ditto. E novos Assist Trophies: Zero [MegaMan], Knuckles [Sonic], Krystal [Star Fox Adventures], Klaptrap Donkey Kong Country], Kapp’n [Animal Crossing], Chef Kawasaki [Kirby], Gray Fox [Metal Gear], Nikki [3Ds Swapnote], Shovel Knight, e a Moon de Majora’s Mask.

E Rathalos, de Monster Hunter, irá aparecer pela primeira vez na série com dois papéis. Ele será um Assist Trophy e também um chefe.

E antes de encerrar, a tela de menu do jogo foi apresentada, e ela está linda, com uma aba lateral com botões importantes de configuração e outras coisinhas. Mas é claro que ela também veio cheia de mistérios, com ícones borrados de coisas que ainda não foram reveladas, e estamos curiosos para saber do que se trata.

Mas depois de encarrar, também teve novidade. Um último trailer trouxe mais um lutador. King K. Roll está pronto pra batalha, aumentando o universo de Donkey Kong dentro do jogo.

Apesar de já estarmos cientes de muitas informações sobre o jogo após a E3, esse Direct trouxe muita novidade e serviu para reacender a chama do hype. E como Sakurai deixou muitas informações no ar, e disse várias vezes que novas informações serão reveladas antes do lançamento, é muito provável que aconteça outro Super Smash Bros. Ultimate Direct, e nós estamos apenas no aguardo.

Jornalista.
Hylian.
Mas talvez seja um Kokiri.
…ou um Korok.