[PREVIEW] ARENA OF VALOR é desafiador MOBA competitivo para Nintendo Switch

Multiplayer Online Battle Arena, ou MOBA para os íntimos, é um popular gênero de jogos competitivos. Teve seu auge com games como League of Legends e SMITE e agora, Arena of Valor. Desenvolvido pela gigante chinesa Tencent Games, foi lançado no formato Free-to-Play em 2015 para iOS e android. Em pouco tempo se tornou um dos mais populares do gênero, sendo base de inúmeras competições ao redor do mundo. No Brasil, Arena of Valor foi lançado no início desse ano para celulares e em breve chega para Nintendo Switch.

Na última semana aconteceu o beta fechado para testar a experiência online do jogo no console da Nintendo. Para participar era preciso se inscrever no site da desenvolvedora e concorrer a uma chave de acesso. Provavelmente um teste aberto deve acontecer antes do lançamento. Caso se interesse, é só ficar atento para mais novidades.

MOBA EM SUA EXCELÊNCIA

Arena of Valor carrega todas as características básicas de um game do gênero. O jogador escolhe entre os heróis disponíveis. Nem todos eles estavam desbloqueados no BETA. Mesmo no jogo principal será preciso habilitá-los com ouro obtido dentro do game ou com dinheiro de verdade. Cada um possui características de ataque e defesa distintos, baseados em seus estilos. Os heróis estão divididos em categorias que são tanques, assassinos, magos, suportes, guerreiros e atiradores. É interessante testá-los para conhecer suas habilidades, forças e fraquezas antes de entrar em alguma partida, dessa forma é possível ver qual você se adapta melhor.

Em um mapa quadrado existem três caminhos (lanes). Soldados do seu time são enviados automaticamente e cabe a você e sua equipe decidir a abordagem do ataque unindo forças para derrubar inimigos e torres rivais a fim de chegar na Nexus, principal estrutura na fortaleza rival. Por mais recompensador que seja ouvir as frases Double ou Triple Kill (abates duplo ou triplo), a vitória só é alcançada derrubando as estruturas inimigas e não pela quantidade de eliminações. Existem outros modos de jogo, porém no teste só haviam os modos que variam a quantidade de jogares.

DERROTE SEUS INIMIGOS ESTRATEGICAMENTE

Pelo mapa estão espalhados itens e monstros que podem ser usados como ajuda na tarefa principal. Para habilitá-los precisam ser derrotados em uma curta batalha na qual eles lhe concederão vantagens. Alguns fornecem energia extra, outros causam danos de status nos rivais. Conseguir alguns desses “amigos” não é tão simples e estratégia é sempre bem vinda para decidir qual buscar.

Estratégia é a palavra chave para sair vitorioso de Arena of Valor. Balancear o time com vários tipos de heróis é essencial. Entrar em uma partida sem a presença de um suporte ou até mesmo um tanque é certeza de falha, portanto, comunicação entre seus companheiros de equipe é fundamental.

Poderes e habilidades são desbloqueadas e melhoradas durante o jogo. Analise a situação de seu time para avaliar o que fazer. Evoluir um atributo que melhora a cura quando o time está forte porém precisando melhorar suas defesas pode ser um erro caro. Investir em ataque quando todo o time está precisando recuperar energia é certeza de derrota. Pense com cuidado, sempre valorizando as habilidades de seu personagem.

HERÓIS VARIADOS E EFICIENTES

Como mencionado, no teste beta apenas alguns personagens de toda a gama de 35 disponíveis atualmente no game estavam disponíveis. Conhecer não apenas o seu preferido é fundamental. Saber como reagir ao perceber a aproximação de um inimigo pode ser a diferença entre vitória e derrota. Enquanto a preferida de muitos [Violet] é ágil e causa muito dano, é possível explorar o quanto sua vida diminui rapidamente ao ser atingida. Já a lentidão de Raz é compensada com os golpes devastadores de seu punho flamejante. Equilibre bem suas fraquezas e vantagens antes de enfrentar de perto seus rivais.

E O TESTE TEVE PROBLEMAS?

Durante o período de testes muitos problemas aconteceram. Algumas vezes o console travou sendo necessário reiniciá-lo. Em outros, a mensagem de erro na conexão aparecia, mesmo quando claramente não foi o que aconteceu e o jogo continuava rolando. Em um dos testes o game reiniciou e ao abri-lo novamente o progresso havia sido todo perdido. Estamos lidando com uma demo beta e bugs como estes são mais que esperados e o objetivo é justamente identificá-los e corrigi-los antes do lançamento da versão final.

Nos smartphones, o jogo é controlado pela tela de toque dos aparelhos, sendo totalmente desenhado para esse tipo de comando. No console da Nintendo tivemos a adaptação para os controles tradicionais de botões e o resultado não poderia ser melhor. Navegar pelos menus utilizando os direcionais do Switch é bem intuitivo e mesmo que não seja tão preciso quanto o toque, é bastante satisfatório. No modo portátil não estava disponível o comando por toque como nos celulares e não sabemos se continuará dessa forma no jogo final. Seria interessante a adição desse tipo de controle, mesmo que fosse para navegar nos menus, fica a dica para os desenvolvedores.

Arena of Valor não tem como intenção ser o mais bonito dos jogos, porém, entrega gráficos excelentes. Mesmo em versão de teste os personagens e cenários possuem um design muito bom associado a visuais cheios de detalhes e sem nenhum serrilhado, seja na TV ou na tela do console. Um ótimo resultado que demonstra o carinho e cuidado que os desenvolvedores estão tendo com a versão do jogo para o console da Nintendo.

Com a natureza híbrida do Nintendo Switch, que pode ser portátil e console de mesa ao mesmo tempo, vários games de celular estão vendo no aparelho uma chance de alcançar sucesso. Arena of Valor chega trazendo um gênero muito querido no cenário competitivo. Um jogo bem completo e pronto para satisfazer até o mais exigente fã dos MOBAs. Gráficos caprichados e a boa variedade de modos prometem horas de diversão e competição no console da Nintendo e o teste fechado comprovou isso.

Quer saber quando Arena of Valor chega ao Nintendo Switch? O game ainda não tem data de lançamento, mas continue ligado no Meu Nintendo para mais novidades.